Tudo o que fez Michael Jackson ganhar o título de Rei do Pop - A thread.
Nessa thread eu reuni vários fatores que fizeram Michael Jackson receber o título de rei do pop. Fazia tempo que eu estava planejando fazer essa thread, então por favor, deem RT pra alcançar mais pessoas e comentem pra dar engajamento.
• VIDEOCLIPES
Foi durante os anos 50, 60 e 70 que os videoclipes ficaram bem populares e com isso, em 1981 surgiu a MTV, um canal voltado para os jovens e que transmitia videoclipes 24h.
Durante os anos 80, muitos artistas começaram a produzir clipes, mas ainda não havia uma definição, os videos eram apenas o artista/banda se apresentando. Michael Jackson mudou isso. Em 1982, Michael lança o videoclipe de "Billie Jean".
Billie Jean foi uma obra audiovisual completamente diferente pra época, com efeitos especiais e ainda apresentava uma narrativa. No clipe, Michael tem poderes sobrenaturais, ele fica invisível, e tem a capacidade de desaparecer, além de iluminar os quadrilhos do chão quando passa
Hoje é comum nós vermos parcerias entre artistas brancos e negros, mas nos anos 80 isso era diferente, havia uma divisão entre música para brancos e música para negros. A MTV nunca havia transmitido um clipe de um artista negro e se recusou a veicular BJ
Quem teve que intervir foi o todo poderoso da CBS Inc Bill Paley. Assim que soube da notícia, ele ligou para a MTV e jogou: "Se o clipe não estiver no ar até o fim desse dia não faremos mais nenhum negócio com vocês.”
Michael Jackson foi o primeiro artista negro a ter um clipe transmitido pela MTV, abrindo portas para outros artistas negros. Ele fez da MTV uma ferramenta de promoção ainda mais potente e seus clipes criaram uma revolução na forma de promover música.
Em 1983, Michael Jackson muda totalmente o gênero dos videoclipes, lançando o curta "Thriller". Ele foi o primeiro artista que investiu em uma super produção em um videoclipe e deu tão certo.
O clipe tem quase 14 minutos, e foi inspirado no filme "An American Werewolf in London" dirigido por John Landis, que foi convidado pelo Michael para dirigir Thriller. Também teve a participação de Vicent Price, um ator que ficou conhecido por estreiar filmes clássicos de terror.
Thriller chegou a ser comparado com muitos filmes de terror na época por ser tão bem produzido. O curta apresenta Michael se transformando em um lobisomem, com efeitos sonoros como trovões, passos e uivos.
Michael e sua namorada aparecem no cinema, assustada ela faz Michael sair da sala e abandonar o filme. Enquanto eles caminham pelas ruas de Los Angeles, Michael canta e dança em volta de sua namorada.
O ápice do clipe, são os mortos saindo das tumbas de um cemitério, transformando Michael em um zumbi e dançando pelas ruas, com essa coreografia que todos conhecem. Thriller virou um marco na história e o hino do Halloween.
Com Thriller, Michael revolucionou a indústria audiovisual, mudando a forma de fazer videoclipes.
"Quero que Thriller estimule as pessoas a fazerem melhores curtas" - Michael Jackson.
Na época, a MTV estava passando por uma crise financeira, foi quando Michael apareceu com seus videoclipes. A emissora que não transmitia clipes de artistas negros, precisou de Michael Jackson para salva-la de uma falência. A MTV passava os curtas do Michael a todo momento.
Essa foi uma carta escrita pelo Michael, criticando a desigualdade racial.
"Eu não sou preconceituoso. Mas agora é hora do primeiro Rei negro".
Com o álbum Thriller, Michael Jackson teve um impacto muito grande na indústria da música, quebrando barreiras raciais. Thriller continua sendo o álbum mais vendido de todos os tempos.
• DANÇA
Michael Jackson sempre se inspirou em todas as formas de dança e música negra, e tinha James Brown, Jackie Wilson, Diana Ross entre outros artistas negros como seus ídolos.
O estilo de dança do Michael era bem complexo, com movimentos marcantes nos pés e nos quadris, ele criou uma nova forma de dançar e é considerado um dos maiores dançarinos na história.
Michael popularizou uma série de passos de danças, entre eles o famoso "Robot".
Ele também popularizou o "moonwalk". Um passo de dança de Popping.
Em Smooth Criminal, Michael realiza o "The Lean", nesse passo de dança ele se inclinava a 45° graus para frente.
O Michael criou um "sapato anti-gravidade" que havia um corte triangular no salto, onde se encaixava em um pino e prendia ele no chão.
Sua forma de dançar ajudou a influenciar artistas de vários estilos diferentes além do Pop, como Hip-Hop, Rock e R&B.
Desde quando Michael fazia parte do Jackson 5, ele se destacava na dança e chamava atenção com seus passos diferentes.
Seus movimentos eram de free style, todas suas danças tinham as bases do hip hop, como o popping.
• VOCAL
Michael Jackson tinha um timbre muito único, uma mistura de agressivo com suave, ele mudava da voz aguda para a voz grave com muita facilidade.
Michael tinha um timbre agudo, mas ele utilizava muito o drive vocal, mais conhecido por ser usado em heavy metal. Misturar essa suavidade com o efeito do drive tornava sua voz harmoniosa.
O que ficou muito conhecido foram suas caracteristicas, os gritinhos antes de iniciar alguma música e seus trejeitos vocais.
Intro de Rock With You, Bad Tour
Earth Song Acapella
Human Nature
Shes Out Of My Life Acapella
Whos Lovin' You
Will You Be There
Man In The Mirror
Dirty Diana
Shake Your Body, Bad Tour
You Were There
In The Closet
Privacy e 2000w
You Are Not Alone
Earth Song (Live)
Beat It, Intro
Who Is It, Billie Jean, The Girl Is Mine (Beatbox)
Michael aquecendo a voz
• MÚSICA
As músicas do Michael são bem diversificadas nos gêneros. Ele se consolidou no Pop, mas sua discografia é dividida também em Rock, Soul, R&B, Disco, Blues, Classic Rock, Funk, Gospel, Hip-Hop, entre outros.
Off The Wall (Eletronic Dance Music/Pop)
Give In To Me (Hard Rock)
Butterflies (R&B)
Leave Me Alone (Funk)
Little Susie (Opera)
Bad (Dance Pop)
• ARTISTA COMPLETO
Michael Jackson era cantor, compositor, dançarino, performer, coreógrafo, produtor, diretor, empresário, filantropo, arranjador, ator, ativista e pacifista. Ele também era faixa preta em karatê e kung-fu.
Michael sempre esteve por trás da produção de seus videoclipes, muitas vezes ele atuava, cantava, escrevia e também participava do arranjo. Por exemplo no curta-metragem Ghosts:
Michael também é considerado um dos maiores performers de todos os tempos.
Nessa performance de "Earth Song", ele cai de uma altura de 15 metros, torce o pé e queima os braços, mas não para o show. Ele ainda apresenta mais uma música e depois desmaia atrás do palco.
Another Part of Me, Bad Tour
Black Or White é considerado um dos melhores videoclipes da carreira do Michael. Nele, aparecem pessoas de várias culturas diferentes. A letra fala sobre racismo.
Pra quem diz "Michael Jackson não era direto em suas mensagens"

No final do videoclipe, Michael quebra carros e janelas com mensagens racistas, como "KKK manda" e "negros voltem para a Africa"
• CAUSAS SOCIAIS
Michael Jackson sempre foi engajado em causas sociais, campanhas contra racismo, combate a fome, abuso sexual infantil, entre outros. Ele também sempre tratou desses temas em suas músicas.
Uma dessas causas que ele apoiava era a NAACP (Associação Nacional pelo Progresso das Pessoas de Cor) a principal associação de defesa dos direitos dos negros e combate ao racismo nos Estados Unidos.
Michael cria o "Michael Jackson UNCF". Essa fundação de $1.5 milhão alcança alunos que se destacam em
artes cênicas e comunicação, com dinheiro doado todo ano para estudantes
que cursam uma faculdade membro da UNFC ou universidade.
Heal The World, 1992
Cry, 2001
Michael Jackson, discurso, 2001.
• FILANTROPIA
Segundo o Guinness Book, Michael Jackson é o artista que mais doou para a caridade na história. Ele pavimentou o caminho para o aumento da filantropia.
Ele apoiou 39 organizações de caridade, criou a sua própria fundação, pagou todo o tratamento de crianças com doenças terminais.
Gravou singles sobre caridade, como "We Are The World" que todo dinheiro foi doado para o combate a fome na África. O maior legado que Michael deixou foi sua filantropia.
Frequentemente Michael visitava hospitais, orfanatos, doava brinquedos, mantimentos e parte do dinheiro de suas turnês iam para caridade.
Em sua fundação Heal The World, ele providenciava medicina para as crianças, lutava para acabar com a fome mundial e com o abuso sexual infantil.
• SUPER BOWL
Até 1992 o intervalo do Super Bowl eram somente com bandas marciais de faculdades locais ou performances de artistas menores e não era um grande show de audiência como é hoje.
Em 1993 a NFL mudou sua abordagem para o show do intervalo e chamaram Michael Jackson para o espetáculo.
Michael só aceitou fazer o show se todo o dinheiro arrecadado fosse doado para a sua fundação de caridade Heal The World.
Michael fez uma das suas maiores performances da carreira e cantou "Billie Jean", "Black or White", "We Are The World" e "Heal The World"
As performances contaram com truques e efeitos no palco que impressionam até hoje.
O show do Michael Jackson foi o primeiro a fazer com que a NFL passasse a chamar figurões da música para o seu intervalo e foi o primeiro Super Bowl da história a ter sua audiência aumentando entre os dois tempos do jogo.
• IMPACTO
Michael Jackson teve um enorme impacto cultural, ele é considerado uma das figuras culturais mais significativas do século XX e um dos mais bem-sucedidos e influentes artistas.
Suas realizações ajudaram a completar a desagregação da música popular nos EUA e introduziram uma era de multiculturalismo e integração que as futuras gerações de artistas seguiram.
Sua influência se estendeu para inspirar tendências da moda e aumentar a consciência para causas sociais em todo o mundo.
O sucesso de Michael foi creditado por resgatar a indústria da música em sua recessão do final dos anos 1970, e revolucioná-la ao iniciar um foco de marketing em álbuns de sucesso e videoclipes.
Por meio de seus videoclipes e apresentações ao vivo, Michael popularizou as danças de rua e atraiu um culto de imitadores em todo o mundo. Ele é creditado por ajudar a propagar a dança para uma audiência global.
Michael influenciou uma ampla gama de assuntos, desde estudos de celebridades até cultura visual, estudos de gênero e sexualidade, e muito mais. De acordo com um estudo publicado no The Journal of Pan African Studies em 2010, sua influência se estendeu à academia+
com referências ao cantor na literatura sobre comunicação de massa, psicologia, medicina, engenharia e química. O British Council nomeou Michael em sua lista dos "80 momentos que moldaram o mundo" no que diz respeito às relações culturais internacionais.
Michael também teve impacto politico, social e econômico. Com suas músicas e sua conscientização racial ele influenciou o pensamento politico e social com uma ideologia de mudança e igualdade.
• MODA
O estilo do Michael Jackson influenciou a moda mundial, e muitas das suas roupas são atemporais, com vários estilos marcantes.
Michael gostava de usar muito brilho, meias brancas, luvas, correntes e mocassins.
Pra quem diz que ele só usava "terninho".
O terninho aqui:
Ele só usava terno.
• INOVAÇÃO
Com certeza Michael foi o artista pop mais inovador. Ele sempre se reinventou em cada álbum, explorou gêneros musicais diversos, roupas, danças, e sempre aparecia com um estilo diferente.
Ele ditou padrões internacionais no que diz respeito a música pop, vídeoclipes, coreografias, produção de espetáculos, fortalecimento da MTV, entre outros
Michael também é reconhecido como o maior artista de todos os tempos, o artista do milênio e o artista da década. Ele é quem possui mais recordes no Guinness Book. Inclusive, ele tem um recorde no Guinness por ter mais recordes.
Ele também é o artista mais premiado da história. Não se sabe ao certo a quantidade, algumas fontes afirmam por volta de 800 e outras 1.000 prêmios. Mas o espólio do Michael nunca informou o número correto, pode ser um número ainda maior.
• INSPIRAÇÃO
Mesmo depois de 12 anos da sua partida, ele continua sendo a maior inspiração do Pop. Vários artistas atuais tem o Michael como referência e isso é evidente.

créditos do video: @/michaeIegend
Michael Jackson salvou a indústria musical de um colapso com seu álbum Thriller, trouxe audiência para a MTV, pavimentou o caminho do Pop atual, pavimentou o caminho da filantropia de artistas atuais, revolucionou o entretenimento e tudo isso em uma época racista.
O título de Rei do pop não é passado de artista pra artista. Há somente um, e sempre será do Michael Jackson, o primeiro Rei negro.

Fim da thread.
You can follow @michaellovelys.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled:

By continuing to use the site, you are consenting to the use of cookies as explained in our Cookie Policy to improve your experience.