Dex-CSDH Trial publicado ontem (NEJM) - Corticóide (Dexa) p/ Hematoma Subdural Crônico (HSDC).

RCT aguardado. Não só negativo. Piorou desfecho funcional favorável (mRS 0-3, Dexa 83.9% vs Placebo 90.3% [−6.4%, IC95%−11.4 a −1.4%).

Seguem lições em Med Baseada em Evidências:
2/ A maioria das hipóteses são falsas.

A hipótese do corticóide para HSDC perdurava por décadas, sempre presente em discussões acadêmicas (apesar de pouco usado de rotina, felizmente). Não se provou verdadeira, como a maioria das hipóteses (inclusive na Neurotraumatologia).
3/ Pensamento mecanicista e plausibilidade biológica são argumentos frágeis para defender uma terapia.

Apesar da teoria inflamatória vir ganhando corpo e evidências na etiologia e manutenção do HSDC, usar um antiinflamatório não necessariamente melhora o desfecho dos pacientes.
4/ Desfecho substituto não substitui um bom desfecho primário objetivo e relevante clinicamente.

Ainda que o grupo corticóide tenha apresentado menor recorrência do hematoma (desfecho substituto), o que realmente importa, desfecho funcional e morte, foram piores c/ corticóide.
5/ O nível de evidência de uma Metanálise é tão alto qnt o pior dos estudos incluídos.

Metanálises de estudos observacionais (muitos retrospectivos) sugeriam segurança do corticóide. Dex-CSDH: corticóide associado a mais eventos adversos infecciosos, endócrinos e psiquiátricos.
6/ Os desfechos devem ser centrados no paciente.

Ao paciente, não interessam os porquês. Reoperação por recorrência (menor com corticóide) ou reoperação por infecção (maior com corticóide) são a mesma coisa. Não houve diferença entre os grupos no total de reoperações.
7/ Interação é rara entre o efeito da terapia e subgrupos.

Não houve interação com (leia-se: corticóide deletério independente de): local, idade, tempo, uso de anti-plaquetários e glasgow. O efeito relativo de uma terapia tende a ser constante em diferentes perfis de pacientes.
8/ Esta será apenas a 3ª recomendação nível A de evidência em Neurotrauma.

Antes 1) NÃO-utilizar corticóide p/ TCE e 2) Usar dreno em pós-op de HSDC. Agora, temos a 3ª, também para NÃO-utilizar corticóide. Lembrança da carência de boas evidências em Neurotrauma e Neurocirurgia.
9/ Razão pela qual parabenizo mais uma vez o grupo que liderou o Dex-CSDH, Cambridge (e autor sênior @ag_kolias), onde fiz meu Research Fellow e quem foi meu mentor diário lá.

* Não por acaso, a evidência do dreno no HSDC também foi resultado de Cambridge.
10/ Palpite ao futuro breve:

Com a queda de mais uma terapia não-cirúrgica p/ o HSDC, reforçaremos pesquisas do tto endovascular (embolização da art. meníngea média) adjuvante ou não. Opção focal e direta na dura-mater, parte da fisiopatologia. Temos um RCT em andamento no HC.
You can follow @DaviSolla.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled:

By continuing to use the site, you are consenting to the use of cookies as explained in our Cookie Policy to improve your experience.