"Gente fina" o cara que assina o "laudo" do Dr. Frey, hein (José Betimar Melo Figueira). É só buscar no google pelo nome completo dele q é possível encontrar uma série de processos. Como esse aqui. #UbirajarabelongstoBR
O tal cientista me apresenta um laudo genérico, que menciona que "caixas de fósseis saíram do Brasil", sem especificar quais (ou seja, pode ser usado de álibi pro resto da vida), e assinado por um ex-agente do DNPM condenado por assinar laudos falsos e corrupção. Hmmmmm
Este é um caso para o Ministério Público Federal e a Polícia Federal. Como o agente forneceu este "laudo"? A custa de quê? Aguardamos as investigações.
E é bom reforçar, né: NADA desonera os autores da responsabilidade. A legislação brasileira claramente defende seus fósseis.
E esse tal laudo vai claramente contra ao autorizar a retirada de material importante do Brasil. Os autores podem até dizer que estão "tecnicamente" certos, mas isso é creative compliance. Eles vão contra o q a lei brasileira diz.
E não podemos tolerar neutralização da ação e nem normalização desse tipo de atitude!!! O mesmo tipo de jogada é feito com os âmbares de Myanmar: aproveitar brechas na lei e agentes corruptos para saquear fósseis!!
A "Autorização" e o nome do agente.
É caso de polícia, galera, como eu já tinha avisado. E o fato do gringo ainda me mandar um "melhor o fóssil aqui do que queimado", é ultrajante. É tentativa de neutralização da culpa.
Manda ele trazer o holótipo de Spinosaurus e outras centenas de fósseis destruídos na guerrinha q os alemães criaram lá, de volta.
Pra quem ficou curioso, José Betimar facilitava o tráfico de esmeraldas. Daí os processos q vc acha facinho no google.
Agora o caso é c a polícia, mas nós, como brasileiros e como colegas estrangeiros que também lutam pela descolonização da ciência, precisamos sustentar mais do q nunca q #UbirajarabelongstoBR !! As leis brasileiras claramente protegem os fósseis daqui. Estudar pode. Saquear não.
Leiam essa ainda: https://twitter.com/BronzatiMario/status/1339545524786130944?s=19
You can follow @alinemghilardi.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled:

By continuing to use the site, you are consenting to the use of cookies as explained in our Cookie Policy to improve your experience.