Qual a origem do termo "América Latina"?
Esse é um tema bem interessante.
Inspirado por um post do @gugachacra - e já q escrevi um livro sobre o assunto - vamos a um fio🧵
O conceito de "América Latina" é relativamente recente. Apareceu apenas em meados do século XIX. É originalmente um conceito francês, já q na França era comum a ideia de uma "raça" latina.
O termo ganhou força a partir da invasão francesa do México, com Napoleão III, em 1861
Os franceses instalaram no México um imperador Habsburgo, cujo reinado foi curtíssimo. A construção da ideia de uma "América Latina" serviu como justificativa ideológica p/ o imperialismo francês no México, com a finalidade de criar uma impressão de afinidade cultural c/ a França
A ideia era traçar uma linha de separação ideológica entre o império católico "latino" q os franceses estavam instalando e o império protestante anglo-saxão: os Estados Unidos (que, aliás, estava em plena guerra civil).
Assim, os franceses se viam como os "protetores" dos "latinos" contra os anglo-saxões ao norte.
De fato, um dos primeiros usos da expressão "l'Amérique latine" apareceu em um artigo do escritor francês L. M. Tisserand com o título "Situation de la latinité", em 1861.
Há, porém, indícios de q a expressão já era usada no idioma espanhol de forma pontual por alguns intelectuais - muitos deles residentes em Paris - antes de 1861.
O poeta Colombiano Jose Maria Torres de Caicedo, q passou a maior parte da sua vida na França, usou a expressão em um poema com o nome de "Las Dos Americas" (As Duas Américas) em 1856.
Esse parece ser o primeiro uso registrado do termo.
Como fica claro pelo título do poema de Caicedo, o termo era empregado para reforçar uma identidade comum de uma América (a "latina) em oposição à "outra" América ao norte.
Caicedo chegou a propor uma união das repúblicas "latino-americanas" contra a agressão do norte - tema que ganhou relevância após a guerra Mexicano-Americana nos anos 1840s.
Porém, para esses escritores, a ideia de América Latina referia-se à América espanhola, o que excluía o Brasil (que, além de tudo, era uma monarquia).
Foi apenas com a popularização do termo nos EUA q gradualmente o Brasil passou a ser incluído.
Isso só no séc. XX.
Assim, o termo "América Latina", seja em francês, espanhol ou inglês, sempre existiu como um recurso para criar a impressão de afinidade cultural entre países ao sul dos EUA, e reforçar a diferenciação com a América de fala inglesa, anglo-saxã.
Nos EUA em especial, o termo serviu para reforçar a separação com relação aos vizinhos católicos e menos desenvolvidos. Ao sul, o termo se consolida como forma de reforçar os laços comuns em oposição ao "imperialismo do norte" a partir do fim do século XIX e começo do XX.
Note que o termo "Latin America" aparece apenas ao final do século XIX, e em especial após a 1ª Guerra.
Porém, como podemos ver abaixo, o termo ganha força a partir de 1960, durante a Guerra Fria.
A razão é clara: a Revolução Cubana de 1959.
Foi a partir da Revolução Cubana em 1959, que as universidades americanas criaram o campo de "Latin American Studies" e o termo passou a ser mais difundido. Ao sul dos EUA, é ainda mais evidente q o termo "America Latina" se populariza apenas a partir dos anos 1960s
Antes disso, o conceito usado para referir-se à região era "Hispanic America". Veja abaixo como essa era a expressão usada em inglês ao longo da 1ª metade do século XX, e como passou a cair em desuso após 1960, qdo foi substituída por "Latin America".
Defensores do termo "Hispanic America" (ao contrário de "Spanish America") argumentavam que a ideia original de "Hispania" abrangia toda a península Ibérica e, portanto, Portugal. Logo o Brasil poderia ser incluído.
Foi, portanto, com a difusão dos centros de "Latin American Studies" nos 🇺🇸 após os anos 1960 + aumento da imigração vinda de países ao sul, em especial o México, que construiu-se nos EUA a figura do "latino".
Portanto a ideia de América Latina e, portanto, de "latino-americano", não é um referente natural geográfico (como "Sudeste Asiático") nem cultural (como "árabe").
É um conceito artificalmente construído c/ objetivos bem definidos. Daí a importância de se conhecer a sua origem.
You can follow @cgpoggio.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled:

By continuing to use the site, you are consenting to the use of cookies as explained in our Cookie Policy to improve your experience.