Descoberta no Acre ‘rede’ de vilas amazônicas alinhadas ao Cosmos:
O Acre é um estado da floresta amazônica no noroeste do Brasil conhecido pelas suas castanheiras e pela produção de borracha.

O estado faz fronteira com o Peru a oeste e sul, e com a Bolívia ao sudeste.
Especialistas em escaneamento Lidar* da Universidade de Exeter voaram com equipamentos de detecção sobre a copa da floresta tropical no sul do estado. Eles identificaram 35 aldeias circulares datadas de 1300–1700 DC, com todos os assentamentos ligados por uma rede de trilhas.
Os assentamentos foram criados há cerca de 700 anos. O desmatamento industrial e as escavações arqueológicas anteriores no estado do Acre revelaram a presença de grandes aterros e vilas de montículos circulares, mas equipamentos Lidar em helicópteros não foram implantados antes.
O novo estudo detalha como todas as aldeias se concentram em torno de uma série de montes com estradas conectando-as.

As descobertas indicam que os antigos povos amazônicos mantinham "modelos sociais e arquitetônicos altamente definidos de como organizavam suas comunidades".
Além disso, o padrão circular geral "pode ter sido um reflexo de como os antigos percebiam o espaço como circular, com constelações estelares se movendo ao redor da Terra”. O autor e arqueólogo Jose Iriarte, da Universidade de Exeter, escreveu “pode ter representado o cosmos”.
Cada um dos assentamentos no cosmos amazônico tem um monte central, os diâmetros dos quais variaram de 40-153 metros, e todos eles estão cercados por praças centrais de cerca de 0,12-1,8 hectares em tamanho.
Cada monte de aldeia é conectado por estradas retas e submersas com margens altas, que se irradiam dos montes centrais das aldeias. Além disso, a maioria das aldeias tem um par de estradas principais mais profundas e mais largas alinhadas nas direções norte e sul.
Cada povoado está conectado à paisagem mais ampla por outras estradas retas que também partem do centro das aldeias. Além disso, a complexidade desta matriz de design é multiplicada por dez quando consideramos que alguns pequenos grupos de aldeias "exibem distâncias regulares".
Portanto, não apenas suas localizações e alinhamentos refletem princípios cósmicos, mas também aderem a medições cuidadosamente calculadas na paisagem, de "2,5-3 km e 5-6 km entre os locais”.
É mais um exemplo de uma paisagem projetada para refletir princípios cósmicos no continente. Os incas também traçaram seu cosmos de montes e estradas retas, e construíram 41 linhas ceque emanando do Templo Coricancha do Sol no centro de sua capital, Cuzco.
Essas linhas organizaram as “huacas” (santuários) circundantes e constituíram um sistema espacial complexo e profundamente religioso que se irradiou por todo o Império Inca, conectando as povoações maiores e menores aos lugares sagrados.
As linhas uniam geografia, geometria e astronomia com o ambiente social e cada uma das 328 huacas (uma para cada dia do ano lunar) representava um corpo celestial, nebulosa negra, estrela ou planeta, e cada local sagrado também identificava um diferente grupo social.
É muito cedo para os arqueólogos sequer sugerirem que a antiga paisagem administrada inclua qualquer um dos atributos dados às linhas ceque do Peru, mas com tantas estradas alinhadas com os quatro pontos cardeais, os pesquisadores devem estar curiosos com essa representação.
* Mas o que é Lidar?

“‘Light Detection And Ranging', em tradução livre seria "detecção de luz e alcance". Basicamente, ele usa uma detecção remota para medir propriedades da luz refletida. A tecnologia como um todo consegue medir a distância correta entre diferentes objetos.”
You can follow @arqueoespirito.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled:

By continuing to use the site, you are consenting to the use of cookies as explained in our Cookie Policy to improve your experience.