O sítio arqueológico de #Tiahuanaco:
Tiahuanaco era o centro da civilização homônima, uma cultura pré-inca que abrangia os territórios do planalto Collao, entre o oeste da Bolívia, sudoeste do Peru, o norte da Argentina e do norte do Chile, regiões das quais irradiou sua influência para outras civilizações.
Essa cultura se caracterizou por ter conhecido o bronze, o que lhe conferiu uma grande vantagem tecnológica e militar sobre outras culturas da América da época, prova disso é que as uniões de bronze foram encontradas em suas construções, utensílios e armas.
A idade do local foi significativamente debatida no último século. Arthur Posnansky afirmou que o local tinha 11.000-17.000 anos com base em comparações com eras geológicas, a geologia do lago Titicaca e arqueoastronomia.

Atualmente é debatido entre 1500 AC - 110 DC.
Tiahuanaco foi a capital do império entre AC 200 - 1000 DC e está situado na bacia do Titicaca a uma altitude de 3.850 metros, sendo a cidade mais alta do mundo antigo e tinha uma população de pico de 30.000 a 70.000 habitantes.
O Lago Titicaca era considerado o centro do mundo, duas ilhas nele foram transformadas em sol e lua, e foi o local onde a primeira raça de gigantes de pedra foi produzida e, posteriormente, a raça humana.
Foi sugerido que muitos dos monumentos no local foram colocados em alinhamento com o nascer do sol e/ou o sol do meio-dia. No entanto, o fato de muitos dos monumentos terem sido alterados ao longo dos séculos torna a descoberta de suas posições originais extremamente difícil.
A arquitetura constitui a parte mais importante da cultura e sua principal cidade. Abrange uma área de aproximadamente 600 hectares.

A magnificência de sua arquitetura, as diferentes expressões artísticas e tecnológicas falam por si de seu alto grau de perfeição.
Os templos têm como abóbada o céu, as paredes que fecham os espaços sagrados são elevadas em "estacas-prancha", os segmentos de silhar são fixados a gigantes pilares feitos de um só bloco de pedra. Indo para a construção de vários terraços escalonados, pirâmides são construídas.
Todos os templos da cidade eram orientados astronomicamente.

Estruturas impressionantes se destacam: Kalasasaya, Templo Semi-Subterrâneo, Kantatayita, Pirâmide Akapana, Puma Punku, Kerikala e Putuni.
Puerta del Sol: Na sua decoração destaca-se a figura principal de uma personagem em alto relevo denominado "Senhor dos cajados", interpretado como Wiracocha, ao seu redor 48 figuras em baixo relevo que representam seres alados e homens ajoelhados.
Os "trompetistas" também se destacam abaixo dos seres alados; existem teorias que afirmam que esses trompetistas marcam os movimentos solares, de modo que a porta do sol seria um calendário solar.
Wiracocha é uma divindade que engloba a ideia andina de um deus civilizador geral, podendo ser traçado desde a cultura Caral e tendo diversos nomes.

É também a figura central do Portão do Sol de Tiahuanaco, mais tarde sendo também incorporado para cosmologia do Império Inca.
Essas paredes são decoradas internamente por 175 cabeças interligadas, a maioria trabalhadas em calcário.

Todas as cabeças são diferentes umas das outras, apresentando características de várias etnias.
Embutida no chão do templo estava a maior peça antropomórfica, conhecida como “monólito Pachamama” ou “Bennett”.

Atualmente está instalada num museu construído especialmente para que os turistas possam apreciá-lo. Esta peça tem 7,3 m de altura e peso aproximado de 20 toneladas.
O Monólito Ponce é uma escultura de um único bloco de andesito e 3,5 metros de altura que representa um homem em posição vertical e coberto por abundante iconografia em baixo relevo.
O monólito Fraile é uma escultura de arenito com nervuras que representa um personagem em pé carregando um bastão e um qiru, por isso foi chamado de ‘frade’ (Fraile).
A escultura tem 3 metros de altura e o personagem se destaca por ter barriga protuberante, rosto retangular, olhos quadrados, uma faixa na cabeça e um cinto com caranguejos entalhados, por este último também é chamado de "deus da água".
Puma Punku é o nome de um grande complexo de templos que fazem de Tiahuanacu.

Em Aymara, seu nome significa "A Porta do Puma".

A compreensão atual deste complexo é limitada devido à sua idade, à falta de um registro escrito e ao atual estado de deterioração das estruturas.
Esta área atraia peregrinos de longe para se maravilhar com sua beleza. Essas estruturas transformaram a paisagem local, Pumapunku foi propositalmente integrada à montanha Illimani, um pico sagrado que os Tiahuanaco possivelmente acreditava ser o lar dos espíritos de seus mortos.
O significado espiritual e a sensação de admiração podem ter sido amplificados em uma "experiência que altera a mente e muda a vida" por meio do uso de plantas enteógenas.

Evidências sugeridas por amostras de cabelo que exibem resquícios de substâncias psicoativas em múmias.
Acredita-se que, por causa de certas marcações nas pedras encontradas em Puma Punku, o Portão do Sol originalmente fazia parte desse complexo.

Puma Punku também chama atenção pela precisão dos trabalhos em pedra, que fascinam e desafiam arqueólogos até os dias de hoje.
O sítio arqueológico de #Tiahuanaco está localizado na #Bolívia 🇧🇴, na província de Ingavi, a cerca de 72km da capital La Paz, que conta com o “Museo Regional de Arqueología de Tiwanaku”, dedicado ao sítio e à cultura.
Fontes: Arqueohistoria Andina, Tesoros de Wiracocha, Ancient History EU, etc.
You can follow @arqueoespirito.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled:

By continuing to use the site, you are consenting to the use of cookies as explained in our Cookie Policy to improve your experience.