Já ouviu falar sobre o RC Lens ?
O clube francês conta com uma estrutura entre as melhores na sua base,O clube prepara muito bem seu jogadores e separa cada categoria de forma detalhada.
Segue a sequência e se impressione com o clube da torcida mais fanática da França.
#RCLENS
O Lens tem uma torcida apaixonada que chama muito atenção na França,mas nem só isso o clube se destaca,
Apesar de não ser um clube com muitos títulos e atualmente de volta a Ligue 1, o Lens é um clube considerado exemplo na formação de atletas no futebol europeu.
Segundo a Associação de Clubes Europeus. Sua infraestrutura é considerada de nível alto e seus processos estão de acordo com o que há de melhor em termos de prospecção, detecção, seleção e desenvolvimento de talentos.
O clube destina de 20 a 25% do seu orçamento para as categorias de base. Esse investimento chega a 6 milhões de euros por ano e tem como objetivo principal fornecer no minimo oito jogadores formados no clube para a equipe equipe principal a cada temporada.
Entretanto, o Lens não visa formar qualquer tipo de atleta. A mentalidade dos jogadores deve estar alinhada com os valores do clube e da região. A diretoria usa a expressão “Jogadores do Lens” para designar o jovem formado no clube.
Tem como principio a valorização da região de Passo de Calais. O clube acredita que o jovem deve conhecer  e viver a história do clube e para isso prefere que os treinadores das categorias de base sejam ex atletas do Lens. Atualmente 06 dos 21 treinadores jogaram no clube.
Para que isso ocorra, o clube conta com um centro de treinamento de 22 hectares, aonde tem 09 campos de grama natural e 03 de piso artificial,além de academias,salas de fisioterapia,medicina. A estrutura do Centro de Treinamento La Gaillette também serve a categoria profissional.
O complexo foi inaugurado em 2001 e teve um custo de 13 milhões de euros. Ali também encontram-se os escritórios administrativos, áreas para recepção, refeitórios, salas para estudos e acomodações para imprensa.
Atualmente 60 garotos residem nas acomodações de La Gaillette, que também é utilizado para concentração dos profissionais.
Na temporada 2011/2012, dezoito jogadores das categorias de base estavam servindo seleções da França. Entre 2008 e 2012, o clube conquistou diversos torneios nacionais e internacionais de base, inclusive o Campeonato Francês Sub-19.
Nesse período foram formados, o lateral direito Serge Aurier, o lateral Esquerdo Ekotto, o zagueiro Raphael Varane, o volante Kondogbia e os meias Thorgan Hazard e Taarabt.
PROSPECÇÃO

A prospecção de talentos é realizada por 20 scouts. Eles são os responsáveis por observar principalmente a região de Passo de Calais, Paris e Bélgica. Atualmente 60% dos jovens atletas são oriundos da região, 30% de Paris e 10% do restante da França e da Bélgica.
Esses scouts procuram jovens que demonstrem inteligência, técnica e principalmente verticalidade para que se tenha menos trabalho no desenvolvimento desses jogadores. A filosofia de futebol do clube é a ofensividade e essa característica é difundida em todas as equipes.
DESENVOLVIMENTO
Detectado e selecionado o talento, parte-se para o desenvolvimento. O Lens conta com 21 treinadores exclusivos para as categorias de base. São 14 times que contemplam mais de 182 jovens atletas entre 07 e 18 anos.
Nas categorias menores que compreendem as crianças entre 07 e 11 anos, são realizados 3 sessões de treinamentos por semana.
A valorização da escola e da família são valores difundidos com enorme força nessa faixa etária. Os jogos são realizados aos sábados e inicia-se a cultura da competição com torneios amistosos.
Tecnicamente procura-se desenvolver a coordenação com a bola e outros gestos técnicos simples através de jogos 7 contra 7 ou 9 conta 9. Taticamente pouco é exigido, entretanto os treinadores começam a inserir o conceito de responsabilidade aos atletas.
Nas categorias Sub-13 a Sub-15 são desenvolvidos elementos pré-formativos. Nessas categorias passa-se a ensinar elementos táticos e aprimorar aspectos técnicos. Os treinos são realizados 4 vezes por semana e muitos já dormem por algumas noites no centro de treinamento.
Entre 16 e 18 anos, o jovem atleta do Lens passa a viver em La Gaillette. Os compromissos com os treinamentos passam a ser diários e já existem viagens e torneios internacionais.
You can follow @finho_macaense.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled:

By continuing to use the site, you are consenting to the use of cookies as explained in our Cookie Policy to improve your experience.