O conceito de “Liberdade” em Fruits Basket
-a thread✍️
Esse é um texto sobre algumas reflexões que eu fiz enquanto assistia essa obra incrível! Lembrando que (infelizmente) eu só assisti o anime, então não tenho o parâmetro na história completa, tendo em vista que ainda precisam lançar mais episódios.
No anime Fruits Basket, temos a grande família Souma, na qual alguns nascem como reencarnações dos animais do Zodíaco. Isso é um segredo mantido pelo clã e, para os animais, visto como uma maldição. Na trama, existe uma personagem central, Akito, a qual é chamada de “deus”.
Como chefe da casa, todos devem obediência à ela, a qual não se dá de maneira simples, mas sim, profunda. Todas as reencarnações estão “atadas”, “presas” em um ciclo que inicia e finda em Akito. Os personagens possuem liberdade para realizar suas escolhas e tomar suas decisões,
mas todos estão condicionados e sujeitos ao meio em que eles se encontram, ou seja, nascem de maneira pré-definida, diferentemente do que o filósofo Sartre pensa. Eles possuem um laço sanguíneo extremamente forte entre si, do qual não conseguem se libertar.
Estão sob a dominação de deus, o centro do Zodíaco. Isso se dá através de autoritarismo, opressão e diversos processos traumáticos envolvendo a infância dos Soumas. No entanto, não é apenas isso. Outros familiares e conhecidos que transitam entre eles também agem de maneira
negativa, em sua maioria, para com as reencarnações. Estes, encontram alívio apenas na protagonista Tohru Honda, a qual supre com a sua própria vida as lacunas que cada personagem possui em sua vivência, seja exercendo papel de mãe, irmã, amiga ou namorada.
Podemos perceber algo semelhante nos conceitos de Agostinho, o qual defende que depois do pecado original nosso livre arbítrio torna-se limitado para qualificar virtuosamente nossas ações, e a superação desta condição de nossa natureza só é possível mediante Deus
(Tohru, no caso do anime, tendo em vista que apenas com o auxílio dela os personagens são libertos). É incrível ver como cada um possui um desenrolar e um desenvolvimento incrível ao longo do anime, mas quando paramos para pensar, eles não saíram do lugar.
Depois de muita luta, eles sempre acabam caindo e voltando para a etapa inicial, até Tohu decidir intervir nesse ciclo sem fim e acabar com a maldição, tendo em vista que eles são incapazes de salvarem a si mesmos.
You can follow @gifloiacono.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled:

By continuing to use the site, you are consenting to the use of cookies as explained in our Cookie Policy to improve your experience.