sobre o projecto e o investidor milionário do Boavista: hoje assino uma peça no Jornal das 8 da @tvi sobre o assunto, mas aproveito para partilhar mais alguns detalhes com base nas informações que fomos recolhendo nos últimos dias (em conjunto com o @maisfutebol). segue abaixo 👇
uma das ideias que vai sendo repetida por várias pessoas que conhecem a situação por dentro: o que está em cima da mesa não é uma parceria com o Lille, mas sim o investimento de Gérard Lopez, que se prepara para comprar a maioria da SAD do Boavista. E quem é este investidor?
Gérard Lopez, empresário do Luxemburgo/Espanha, é o dono do Lille, mas também do Mouscron (já lá vamos). Chegou a ser um dos investidores da equipa de F1 Lotus, e fez fortuna com investimentos em diversos sectores. Esteve sempre muito ligado ao desporto.
Depois de se afirmar com sucesso no Lille, Gérard Lopez procura agora replicar o modelo no Boavista. E qual é o modelo que o clube está a projectar? Contratar jogadores com potencial, valorizar desportivamente... para rentabilizar no futuro. E aqui entram dois nomes fundamentais.
Neste momento, Luís Campos e Admar Lopes são os homens fortes dos projectos de Gérard Lopez. Conseguiram resultados fantásticos no Lille, quer do ponto de vista desportivo, quer (sobretudo) do financeiro, com vendas milionárias sucessivas.
Luís Campos é o homem forte do futebol do Lille, e o homem da confiança total de Gérard Lopez. Admar Lopes é um dos grandes responsáveis pelas observações certeiras do Lille, e está agora concentrado também na construção do plantel do Boavista.
A contratação de Javi Garcia foi surpreendente, assim como o empréstimo de Angel Gomes (ex-Man Utd, cedido pelo Lille). Mas há outros nomes que estão a ser negociados e que, a confirmarem-se, podem realmente significar um plantel competitivo para o Boavista. Alguns exemplos:
Bruno Alves - o clube está efectivamente a negociar com o central, mas para já as conversações ainda decorrem. Não é certo que assine, mas é garantido que é um grande objectivo do clube do Bessa, como foi avançado no MaisTransferências da @tvi24pt .
Sebastian Perez é outros dos nomes em cima da mesa. O Boavista mantém um "braço de ferro" com o Boca para tentar fechar o colombiano, mas para já ainda não há um acordo definitivo. Já esteve perto de assinar pelo Arsenal, mas acabou por perder algum gás nos últimos anos.
Sei também que há alguns jogadores "confirmados" mas que ainda aguardam a possibilidade de viajar para a Europa, devido a limitações relacionadas com a pandemia. Um desses casos será Jackson Porozo, central internacional do Equador. O Santos avançou que o acordo está fechado.
Outro dos nomes praticamente fechado é o de Leo Jardim (ex Rio Ave) GR emprestado pelo Lille. Soma-se a Angel Gomes e Show, mas o conjunto de jogadores emprestados pelos franceses deve ficar por aqui. Até porque a "equipa B" está na Bélgica: Mouscron.
Gérard Lopez também é proprietário do Mouscron, da Bélgica. Mouscron fica a cerca de 20km de Lille, e é assumido que será um parceiro essencial para evoluir jogadores promissores. Lopez referiu várias vezes que é mais vantajoso ter jovens jogadores na Bélgica do que no Lille B.
Por outro lado, o empresário já referiu que o Boavista terá o seu caminho "independente", apesar de não negar eventual proximidade entre os dois emblemas. Situação natural, a meu ver, com alguns jogadores do Lille a evoluir no Boavista. Tem é que ser bem gerido...
Mas já agora, outro dado curioso. Caso algum jogador que seja emprestado pelo Lille ao Boavista seja vendido posteriormente, o clube do Bessa terá direito a uma % do negócio (penso que à volta de 10%). Como penso ser o caso de Show, por exemplo.
Ainda sobre o plantel, deverá ser curto: 23 a 25 jogadores. A ideia é potenciar também os Sub23, que vão jogar na Liga Revelação. Sei que vão chegar alguns jovens de 19/20 anos para esta equipa, que vai ser orientada pelo antigo central Ricardo Silva (FCP, Boavista, etc).
Desportivamente, qual o objectivo? Os responsáveis do clube assumem que a ideia passa pela Europa, talvez não nesta primeira época (que pode ser vista como "ano zero"), mas já na próxima. E por dois motivos concretos:
O primeiro tem a ver com o historial do clube, que pretende regressar ao patamar que alcançou a partir dos anos 70, com presenças regulares nas competições europeias. Mas regressar à Europa é um grande objectivo também financeiro...
Na perspectiva de quem está a dirigir o projecto, do ponto de vista do mercado, é pouco provável colocar alguns jogadores num certo patamar se não se mostrarem noutros contextos. Um atleta do 9º/10º de PT não é muito atractivo... Mas de uma equipa regular na Europa sim.
Em relação a concorrência/sombra a SLB, FCP e Sporting, quem está por dentro reconhece que é difícil, tal é a distância para estes clubes. Daí o discurso mais centrado num objectivo mais realista, o 5º/6º lugar no curto prazo. Para no médio prazo pensar, por exemplo, num top4...
Para terminar, dizer que estão previstas mudanças na estrutura do clube, e também no médio/longo prazo melhorias a nível de infraestruturas etc. A juntar ao plantel aparentemente competitivo que está a ser feito, é realmente de olhar para este Boavista com olhar atento.
E é verdade que os negócios das SADs são sempre arriscados, mas à partida, Gérard Lopez parece (à partida) um parceiro sólido, principalmente pelo percurso conhecido no Lille. E acrescento uma opinião: também pelo factor Luís Campos e Admar Lopes.
O negócio, no entanto, não está concluído. Terá que ser aprovado pelos sócios em AG nos próximos dias. Só depois poderá ser formalizado. Pelo que sei, há também mecanismos legais previstos caso o investidor não avance, e o clube retoma o caminho anterior na próxima época.
Mas os responsáveis do clube acreditam que será aprovado pelos sócios, até porque a situação do clube é algo débil. Apenas algumas vendas pontuais têm ajudado a manter o clube mais ou menos estável, mas com poucos recursos para dar o salto.
E termino: os próximos dias vão ser férteis em novidades, alguns novos jogadores serão anunciados (não tenho nomes concretos), e outros com contrato podem rescindir. Mas é certo que este Boavista 20/21 vai dar outra cor à pré-época... e veremos como será no campeonato.
You can follow @chicodferreira.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled:

By continuing to use the site, you are consenting to the use of cookies as explained in our Cookie Policy to improve your experience.