1. Esse artigo do Hazony é essencial para compreender o que está ocorrendo na política mundial, e o que irá ocorrer em seguida. Vou resumir o principal numa thread: https://twitter.com/yhazony/status/1295587140940832769
2. A democracia liberal, de ideiais iluministas, é historicamente muito vulnerável ao marxismo. Oq o marxismo faz é atuar na clave do opressor e oprimido, sempre. Tudo ele vê sob essa ótica. E sempre haverá pessoas nessas condições em qualquer sociedade.
3. Além disso, a democracia liberal considera uma serie de conceitos como auto evidentes (homem, mulher, justo, igual, liberdade, etc) porém eles só fazem sentido num contexto de tradição cultural mantida. É o senso comum.
4. O marxismo ataca esse senso comum e procura ressignificar tudo na clave do opressor e oprimido.
5. Os movimentos Black Lives Matter, Woke, esquerda identitária e etc (como suas versões brasileiras) são apenas aplicações atualizadas do pensamento marxista, com novos termos e expressões. Os valores são clássicos do velho marxismo.
6. A esquerda democrática é sempre a porta de entrada do marxismo, pq ela busca acomodar a matriz de pensamento marxista. Com isso, vai sempre cedendo espaço. Veja como funciona a “dança” da esquerda (tucana p ex) com o marxismo (PT p ex):
7. - Esquerda diz que todos serão livres (constituição de 1988).
- marxistas apontam injustiças e desigualdades no modelo, e pedem mais direitos.
- esquerda reconhece essas desigualdades, fica envergonhada e concede mais direitos.
- repita a sequência até exaurir o modelo
- marxistas apontam injustiças e desigualdades no modelo, e pedem mais direitos.
- esquerda reconhece essas desigualdades, fica envergonhada e concede mais direitos.
- repita a sequência até exaurir o modelo
8. A democracia parte do princípio q ambos lados consideram o outro como legítimo, e aceitam q assuma o poder ao vencer eleições. So q esse é um dos pilares culturais q os marxistas buscam destruir. Pra eles, nao há “legitimidade”. Isso seria apenas uma forma de se exercer poder
9. O modo de conquista marxista tem funcionado: deslegitimizar o adversário. E o adversário é o conservador, que está sendo ressignificado para racista, ditador, opressor. Sem o adversário legítimo, acaba-se a democracia.
10. O autor conclui q a esquerda democrática só tem uma alternativa se não quiser virar serva dos marxistas e sumir: se aliar taticamente com a direita buscando manter a alternância democrática.
11. Agora meus comentários pessoais: O texto é essencial, muito bom mesmo, mas a conclusão é apenas pensamento positivo. A esquerda “moderada” sempre cedeu espaço e vai continuar cedendo à sua ala radical. É pra isso que os moderados servem na verdade.
12. Está claro q a democracia como conceito está chegando ao fim. No mundo todo. Resta saber quem irá dominar quem.
13. Se tudo seguir como está, sem reação, a resposta está clara. Temos que nos libertar da prisão mental q a esquerda nos impôs. Eles perverteram instituições e leis que tínhamos como “sagradas”. Só que sagrado é Deus, e só. Lembrem. Se não agirmos agora, será tarde